EM QUE ACREDITAM O COURAGE E O ENCOURAGE?

Apoio para
homens e mulheres católicos que sentem atração
pelo mesmo sexo e que desejam viver castamente, seguindo o ensinamento da Igreja Católica Apostólica Romana

 

O COURAGE e o ENCOURAGE acreditam que, com o apoio humano e a ação de Deus:

  • Pessoas que sentem AMS podem seguir Jesus Cristo de acordo com o ensina- mento moral e espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • É possível sentir AMS e ter uma vida casta e produtiva.
  • Pessoas que sentem AMS podem desenvolver um entendimento seguro e plena-mente agraciado de si mesmas, enquanto crescem em sua verdadeira identidade como homens e mulheres maduros.
  • Ter atrações pelo mesmo sexo, ou senti- mentos homossexuais, não é pecado em si mesmo; porém, os atos homossexuais são imorais e não conduzem a uma vida mais profunda em Cristo.
  • A dignidade da pessoa não depende das suas atrações sexuais, mas da sua relação com Jesus Cristo.
  • Os desejos homossexuais, geralmente, não são escolhidos pela pessoa.
  • As terapias podem tratar de questões emocionais relacionadas à AMS; porém, elas não podem garantir que a AMS seja eliminada.
  • Homens e mulheres que sentem AMS podem ter uma vida casta. A castidade, tornada possível pela redenção de Cristo, é uma virtude libertadora e uma fonte de alegria e liberdade.

O ENCOURAGE TAMBÉM ACREDITA QUE:

  • Firmes nos ensinamentos da Igreja Católica, os membros do ministério ENCOURAGE dão suporte uns aos outros, bem como a seus entes queridos, por meio da partilha, da oração, da amizade e do sacrifício.
  • Não somos os salvadores de nossos filhos: Jesus Cristo é Senhor, Deus e Salvador.
  • Não somos responsáveis pelas decisões de nossos filhos adultos quanto a buscar a atividade homossexual (eles devem tomar essa decisão), mas podemos encorajá-losa ter uma vida casta.
  • O ENCOURAGE oferece testemunho de fé, no ensinamento católico sobre amoral sexual, enquanto atende as necessidades de seus membros com caridade e compaixão.

 

‘‘COURAGE ESTÁ FAZENDO A OBRA DE DEUS.’’

Papa São João Paulo II

CASTIDADE

ORAÇÃO E DEDICAÇÃO

AMIZADE

SUPORTE

BOM EXEMPLO

 

O QUE É O COURAGE? E O ENCOURAGE?

COURAGE e ENCOURAGE são grupos de apoio espiritual.

O COURAGE foi fundado, em 1980, pelo Cardeal Terence Cooke, então arcebispo de Nova York, para ajudar católicos que sentem atração pelo mesmo sexo (AMS) a viver castamente, de acordo com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. O Padre John Harvey, OSFS, atuou como diretor fundador do apostolado.

O ENCOURAGE é um grupo de apoio para membros da família, esposos, e amigos de homens e mulheres que sentem atração pelo mesmo sexo,

AS CINCO METAS DO COURAGE

Os fundadores do COURAGE desenvolveram as seguintes Cinco Metas, como fundamento do apostolado:

1. Castidade. Termos uma vida casta de acordo com o ensinamento da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a homossexualidade;

2. Oração e dedicação. Dedicarmos nossa vida a Cristo por meio do serviço ao próximo, da leitura espiritual, da oração, da meditação, da direção espiritual particular, da participação frequente da Missa e do recebimento constante dos sacramentos da Reconciliação e da Santa Eucaristia;

3. Fraternidade. Cultivarmos um espírito de fraternidade em que possamos partilhar, uns com os outros, pensamentos e experiências e assegurarmos, assim, que
nenhum de nós venha a enfrentar, sozinho, os problemas da homossexualidade;

4. Apoio. Termos em mente a verdade de que as castas amizades não são apenas possíveis como também necessárias na vivência da castidade cristã, e encorajarmo–nos mutuamente a formar e manter essasamizades;

5. Vida exemplar. Vivermos de tal modo que sirvamos de bom exemplo e modelo de conduta para os outros.

AS CINCO METAS DO ENCOURAGE

1. Crescermos na devoção por meio da leitura espiritual, da oração, da meditação, da direção espiritual particular, da participação frequente da Missa e do recebimento constante dos Sacramentos da Reconciliação e da Santa Eucaristia.

2. Adquirirmos um entendimento mais profundo sobre as necessidades, dificuldades e desafios experimentados por homens e mulheres que sentem AMS.

3. Estabelecermos, e mantermos, uma relação saudável e íntegra com nossos entes queridos que sentem AMS.

4. Ajudarmos outros membros da família e amigos a abordar com compaixão e verdade, e não rejeitar, seus entes queridos que sentem AMS.

5. Testemunharmos aos nossos entes queridos, com a própria vida, que a plenitude só pode ser encontrada em Jesus Cristo através de Seu Corpo, a Igreja.

 

ENSINAMENTOS DA IGREJA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE

À PESSOA HUMANA, criada à imagem e semelhança de Deus, não pode definir-se cabalmente por uma simples e redutiva referência à sua orientação sexual. Toda e qualquer pessoa que vive sobre a face da terra conhece problemas e dificuldades pessoais, mas possui também oportunidades de crescimento, recursos, talentos e dons próprios. A Igreja oferece ao atendimento da pessoa humana aquele contexto de que hoje se sente a exigência extrema, e o faz exatamente quando se recusa a considerar a pessoa meramente como um “heterossexual ou um “homossexual”, sublinhando que todos têm uma mesma identidade fundamental: ser criatura e, pela graça, filho de Deus, herdeiro da vida eterna.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ Carta ‘Homosexualitatis problema’ aos bispos da igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais, 1986.

O AMOR HUMANO abarca também o corpo, e o corpo exprime também o amor espiritual. A sexualidade, portanto, não é qualquer coisa de puramente biológico, mas refere-se antes ao núcleo íntimo da pessoa.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA Sexualidade humana: verdade e significado, 1995.

 

Os GRUPOS DE APOIO para pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo, reconhecidos pela sua adesão ao ensinamento da Igreja, continuam sendo uma parte importante do ministério da Igreja e devem ser encorajados… [As pessoas com atração pelo mesmo sexo] não devem ser encorajadas a definir-se primariamente em termos de sua inclinação sexual, ou de participar em ‘subculturas gay’ que muitas vezes tendem a promover estilos de vida imorais. Em vez disso, elas devem ser encorajadas a criar relacionamentos com a comunidade mais ampla… Exemplos de tais ministérios cujos princípios estão de acordo com o ensinamento da Igreja são os apostolados COURAGE e ENCOURAGE.

CONFERÊNCIA DOS BISPOS CATÓLICOS DOS EUA. Ministério para Pessoa com Inclinações Homossexuais: Orientações para atendimento pastoral, 2006.

SAÚDE MENTAL E ATRAÇÕES PELO MESMO SEXO

O autêntico ponto de encontro da espiritualidade e da psicologia, a respeito das atrações pelo mesmo sexo, está no que podemos chamar de “terapia baseada na castidade”. Isso está bem longe de ser uma tentativa de “curar” ou “consertar” alguém.

Ao contrário, estudiosos de como o ser humano pensa e se relaciona com os outros demonstraram muitos casos em que certos hábitos, na lida com sentimentos ou problemas, podem tornar a pessoa mais suscetível a tentações ou, muito provavelmente, a buscar gratificação de formas prejudiciais para si mesma.

Algumas pessoas descobrem, em acréscimo à direção espiritual e aos sacramentos, que falar sobre suas experiências e sua situação presente com psicólogos e terapeutas éticos e bem treinados dá a elas uma compreensão que as ajuda na luta pela castidade. O COURAGE respeita a decisão dos membros que buscam profissionais qualificados. No entanto, as reuniões do COURAGE não são terapias de grupo, e nenhum membro do apostolado é obrigado a buscar aconselhamento ou tratamento de qualquer tipo.

COURAGE BRASIL

E-mail: contato@couragebrasil.com

Website: www.couragebrasil.com